As mudanças podem facilmente tornar-se num desastre, se forem feitas em cima do joelho e à pressa. Já cheguei a ter amigos a queixarem-se de objectos perdidos e de móveis completamente amolgados, porque não despenderam muito tempo a organizar as mudanças que estavam a levar a cabo.

Para que o mesmo não aconteça consigo e para que tudo corra na perfeição, existe um conjunto de procedimentos que deve ponderar muito bem antes que chegue o grande dia.

 

 

  • Quais os objectos a levar

 

 

Saber quais os objectos que quer levar é muito importante, pois é isso que vai influenciar as suas outras escolhas. Faça um inventário e analise se precisa mesmo de levar tudo o que tem na sua antiga morada. Vai ver que muitas coisas são apenas tralhas dispensáveis.

 

 

  • Como os vai transportar

 

 

Depois de saber o que vai levar, necessita de pensar muito bem no meio de transporte que quer utilizar. Se, por exemplo, quiser levar mobílias, uma carrinha não será suficiente.

 

 

  • A qual empresa recorrer

 

 

O terceiro passo é saber se vai, ou não, precisar de contactar uma empresa de mudanças. Tudo vai depender do número e do tipo de pertences que vai levar. Contratar uma transportadora vai fazer com que gaste mais algum, no entanto, vai também facilitar-lhe imenso este serviço.

 

 

  • Qual o material de embalamento a utilizar e em que quantidade

 

 

O material com que vai embrulhar as suas coisas também deve ser pensado, para não ficar com falta dele na hora do embalamento. Geralmente, este material baseia-se sempre no mesmo: caixas de cartão, sacos de plástico, plásticos de bolhas, jornais velhos, fita-cola, tesoura e marcadores.

 

 

  • Que burocracias devem ser resolvidas

 

 

Um último ponto que deve ser pensado com muita ponderação é o encerramento de contas bancárias e de contratos de água, luz, telefone, internet, etc. O que vai fazer com a sua casa antiga é, também, algo que deve decidir com alguma prudência. É aconselhável que comece a tratar disto, pelo menos, uns meses antes.

Não faça da sua mudança um serviço muito moroso e danoso para si. Pense em todos estes pontos com alguma antecedência e tome sempre as decisões com bastante firmeza. Vai ver que, assim, tudo correrá bem.