São muitas as pessoas que gostariam de criar uma empresa de transporte e mudanças. Contudo, este segmento de mercado já se encontra muito explorado, existindo bastantes empresas no mercado, com profissionais muito competentes. Será mesmo que vale a pena investir neste negócio?

Em primeiro lugar, em que mercado deseja actuar? Nacional ou internacional? Realizar o transporte de móveis internacional pode ser bastante mais complicado e exigente, já que implica custos mais elevados, motoristas especializados e uma frota de veículos maior. O transporte de móveis internacional está também sujeito à legislação específica de cada país – ainda que dentro da UE exista livre circulação de mercadorias – relativa às normas rodoviárias e às taxas de circulação. As coimas podem ser muito elevadas, se a lei não for cumprida escrupulosamente.

O transporte de móveis internacional, assim como as mudanças nacionais, por regra, exigem veículos pesados de mercadorias, como carrinhas de grande porte ou camiões, requerendo investimentos avultados e um capital inicial muito elevado. Acresce ainda a necessidade de apólices de seguro de transporte de móveis internacional para fazer face a situações de extravio e/ou danificação de peças de mobiliário ou outros objetos durante a mudança.

Sistema de localização de veículos, GPS e telemóvel são absolutamente necessários, para que a empresa de transporte possa estar sempre em contacto com os motoristas que realizam o serviço. E lembre-se que não basta o motorista. Serão sempre necessários funcionários adicionais para descarregarem e montarem o mobiliário, e os caixotes de objectos que forem transportados. Poderão ser funcionários da própria empresa de transporte ou contratados localmente, mediante combinação prévia.

Lembre-se que o objectivo final de qualquer negócio é a satisfação do cliente, pelo que terá sempre que oferecer soluções funcionais e personalizadas para cada tipo de cliente. Se não tem veículos próprios para o transporte de jóias, peças valiosas ou cofres, opte por não fornecer esse serviço.

A organização é crucial e o cumprimento dos prazos de entrega é fundamental para o sucesso da sua empresa de transporte. Para oferecer o orçamento, opte por uma das seguintes bases de cálculo: preço fixo de tabela, preço por quilómetro, preço por quilograma ou preço por volume.

É um negócio onde a concorrência é forte e deverá ponderar bem as opções. Já pensou em constituir, em vez disso, uma empresa de transporte de medicamentos ou uma empresa de transporte de produtos perecíveis? Fica a sugestão.